Controle de Contas a Pagar
- Adriana Giglio
- 22 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jan. de 2023
Uma boa gestão financeira deve prever a melhor margem de lucratividade, equilibrando os gastos e avaliando o saldo atual. Esse processo é controlado pelo Contas a Pagar e Contas a Receber.
E hoje vamos falar sobre o Controle de Contas a Pagar.
Contas a pagar são todas as obrigações financeiras assumidas por uma empresa, ou seja, qualquer tipo de pagamento, seja de seus colaboradores, contas de consumo ou compra de matéria-prima.
Toda saída de caixa da empresa é de inteira responsabilidade do contas a pagar. Dessa maneira, dentre as tarefas de rotina do setor estão se atentar ao pagamento de fornecedores, de funcionários e das despesas. Em suma, cabe aos profissionais da área acompanhar e gerenciar as obrigações da organização.
Uma boa gestão de contas a pagar começa antes de qualquer contratação, com um bom planejamento financeiro que define quais serviços ou produtos precisam ser comprados e com uma excelente pesquisa de mercado para definir os melhores custos.
Os métodos para sua empresa ter um bom controle de contas é usar um sistema de gestão financeira para isso ou ter uma planilha de acordo com a necessidade da sua empresa.
O controle de contas a pagar possibilita a identificação dos seguintes elementos:
Identificar todas as obrigações a pagar;
Priorizar os pagamentos;
Verificar as obrigações contratadas e não pagas;
Não permitir a perda de prazo, de forma a conseguir descontos;
Não permitir a perda de prazo, de forma que implique no pagamento de multa e juros;
Fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa;
Conciliação com os saldos contábeis.
Etapas para uma Gestão Eficiente do Contas a Pagar
Antes de comprar, verifique no fluxo de caixa projetado para a data do vencimento se existem recursos disponíveis
No momento do pedido de compra, já inclua o compromisso no sistema de contas a pagar
Na chegada de itens adquiridos, confira se os preços e condições de pagamento estão de acordo com o pedido, e confira se os dados no sistema de contas a pagar estão corretos
Certifique-se sobre a existência de impostos a pagar sobre o que foi comprado. Contratação de serviços podem ter incidência de impostos retidos na fonte, e compras de itens de outros Estados podem ter necessidade de recolhimento de impostos na entrada. Oriente-se com seu contador a este respeito.
Se houver impostos a pagar sobre compras e contratações, registre no sistema de contas a pagar esta previsão.
Não misture os gastos pessoais dos sócios com as contas a pagar da empresa. O sócio deve ter uma remuneração de pró-labore determinada, com data de pagamento, e apenas o valor referente a ele deve ficar no contas a pagar da empresa.
Se você precisa de tempo para se dedicar mais ao seu negócio, você pode contratar os serviços de um BPO Financeiro ou uma Assistente Virtual. Profissionais que prestam um serviço especializado e sem vínculo empregatício, atendo sua empresa de maneira personalizada.
Nós da Contratto podemos te auxiliar. Entre em contato.
Acesse a planilha gratuita de controle de contas a pagar.

コメント